Investir em ações

Você costuma investir em ações? Esta é uma boa opção, no entanto, é preciso ficar atento a algumas questões. Hoje, compartilho algumas dicas para você que ainda tem dúvidas quanto a esse investimento. Depois, conte-me o que achou delas.

1 – Fique atento à corretora que você escolher: Antes de adquirir uma ação, você precisa escolher uma corretora. Por isso, preste atenção no custo de corretagem e analise com cuidado o valor que a corretora cobra para não acabar pagando por algo que não lhe trará muitos benefícios.

2 – Conheça as empresas em que você vai investir: Simplificando o tema, ao adquirir uma ação estamos comprando uma parcela da empresa escolhida, isto é, tornamo-nos sócios dela. Por isso, é importante buscar conhecer melhor a empresa em que você está investindo. Tente conhecer suas estratégias e perspectivas de crescimento antes de investir seu dinheiro nela.

3 – Comece investindo gradativamente: Não vá com muita sede ao pote. Por mais que você esteja confiante que tenha escolhido as empresas certas para investir, inicie com uma quantia menor. Conforme você for conseguindo bons retornos, aumente o valor do investimento. Cautela, paciência e análise são fundamentais.

4 – Procure se programar para não pagar muitos impostos: Você terá que pagar imposto de renda em todo ganho de capital em bolsa no percentual de 15% em operações normais e em 20% em operações que ocorrem em um único dia, conhecido como “day-trade”. Entretanto, para as operações normais, existe a parcela isenta de ganhos quando o valor negociado for inferior a R$ 20 mil mensais. Dessa maneira, se em um mês você tiver menos negociações, programe as datas para não exceder o limite de isenção. Isso resultará em uma diferença significativa nos seus ganhos durante os meses. Segurar uma venda por alguns dias pode fazer com que você deixe de pagar 15% daquilo que você ganhou como imposto de renda.