As Fintechs e o mercado financeiro

As Fintechs chegaram para transformar o mercado financeiro e estão aliando tecnologia e facilidade em um novo modelo de gestão do dinheiro. Embora relativamente novas, elas já despontam com números surpreendentes.

O The New York Times divulgou um relatório sobre o assunto do Goldman Sachs “Fintech Brazil’s Moment”. O documento aponta que, nos próximos 10 anos, as mais de 200 fintechs brasileiras devem gerar renda superior a US$ 24 bilhões.

De acordo com o grupo financeiro multinacional, o impacto no Brasil deve ser maior pelo excesso de burocracia e pelas altas taxas de juros praticadas do País. Para amenizar os impactos desse novo fenômeno, muitos bancos já estão buscando alternativas, como parcerias com as fintechs ou o lançamento de plataformas próprias.

O Bradesco, por exemplo, lançou no início do mês passado um banco totalmente digital. O Next oferece serviços de conta corrente, cartões e investimentos totalmente online e vinha sendo desenvolvido há dois anos. Com foco no público jovem, a plataforma tem nas fintechs Nubank e Neon suas principais concorrentes.